ESTÓRIAS PARA INSPIRAR IDEIAS CRIATIVAS E SIMPLES PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO COTIDIANO DE SUA EMPRESA

Num tempo em que se fala tanto em Inteligência Artificial e no uso do ChatGPT, por exemplo, sinalizando o uso da tecnologia e suas aplicações em praticamente tudo na nossa vida pessoal e profissional, é importante destacar que este movimento high tech, por mais avançado que seja e esteja (saiba que ele avançará cada vez mais!!!), não deve se afastar do lado humano, pois necessita existir para ser servido, e não o contrário.

Em termos práticos, o que se quer dizer é que o hardware, o software e seus avanços tecnológicos devem servir ao homem e não o oposto, até porque o capital humano, representado por meio das pessoas, continua sendo o patrimônio mais valioso de uma empresa, de modo que toda tecnologia surgida deve servir para potencializar o trabalho humano, notadamente em atividades que agreguem valor à execução.

Para que este lado humano execute, por exemplo, sua capacidade inventiva, à luz da criatividade, na construção de soluções para os problemas do dia-a-dia da empresa, há a necessidade primordial da própria empresa ter presente e fazer-se desenvolver em sua cultura organizacional um ambiente propício e voltado para tanto, no que diz respeito à capacidade criativa, por exemplo.

Um passo importante é desmistificar, inclusive, aquela ideia de que ‘ideias criativas’ são um dom exclusivo para poucos, ou seja, reservada apenas àqueles que têm mentes geniais e diferenciadas, com quociente de inteligência elevado.

A ideia inventiva e criativa no jeito de resolver uma determinada situação é algo mais comum do que se pensa, acessível a todos e tem a capacidade de nos levar à compreensão de um problema por diversas formas, ângulos, visões, entendimentos e interpretações.

Tudo isto permite à empresa a construção de um modelo de gestão muito mais aberto, criativo, inteligente e compartilhado, capaz de gerar engajamento dos funcionários, dada a participação que é incentivada.

Um jeito simples e fácil de promover tal proposta passa, por exemplo, pelo incentivo que a empresa deve promover com seus funcionários, estimulando-os à liberdade de expressão e ação (principalmente!) para relatar e implementar suas visões sobre assuntos que fazem parte da pauta e cotidiano organizacional.

Para tanto, é preciso incentivar e estimulá-los, com responsabilidade, compromisso e um certo tom de “maturidade”, ao exercício desta prática comportamental, dado que uma visão alternativa e diferenciada para a abordagem de determinada situação-problema, em contexto específico, por exemplo, pode aproximar o encontro de diversos caminhos para a construção de soluções.

O universo corporativo faz uso frequente de estórias, com os mais diversificados sentidos possíveis, que narram experiências e têm um sentido de aprendizado, ainda que sob senso comum e sem comprovação de veracidade (podem ser factóides!), na gestão do conhecimento de uma empresa.

O fato concreto é que elas existem e são usadas para fins de aprendizado, a exemplo destas duas estórias que apresentamos e se encaixam no contexto:

Estória 1

Há uns 20 anos, o furo dos tubos de creme dental era mínimo, bem menor do tamanho que são atualmente. Pois bem. Os grandes executivos da empresa que vendia o creme dental Kolynos (hoje Sorriso), se reuniram para definir estratégias que aumentassem a venda do produto.

No meio da reunião, entrou a mulher do cafezinho para servi-los. Ao perceber qual era o assunto principal do encontro, ela, como quem não queria nada, pediu a atenção dos senhores.

– Se me permitem, quero dar minha opinião…

– Você, uma semi-anafalbeta, sem nenhum estudo, querer opinar numa reunião de pessoas graduadas, doutoradas nas áreas em que atuam? – retrucou um dos executivos, indignado com a petulância de sua subordinada.

Ela, porém, insistiu…

– A solução é muito simples. Afinal, qual é uma das primeiras coisas que fazemos pela manhã? Apertar o tubo de creme dental, não é? Então, a solução é só aumentar o tamanho do furo por onde o creme sai. Assim, vai sair mais creme, o povo vai gastar mais e, assim, as vendas vão aumentar.

E não deu outra. Com a ideia de uma humilde senhora que servia cafezinho, até hoje os tubos de creme dental têm o furo com o tamanho maior. E, com a opinião dela, solucionou-se um problema que vinha tirando o sono dos poderosos executivos da Kolynos.”

Fonte: https://blog.microsafe.com.br/humildade-sempre-jamais-subestime-o-seu-semelhante/, com acesso em 25 de abril, às 7h12

Estória 2

“Reza a lenda que uma grande empresa multinacional que fabricava, entre outras coisas, pasta de dentes, tinha há anos, um grande problema para ser resolvido: na última esteira da linha de produção, algumas caixinhas chegavam vazias, sem o tubo de creme dental. Ocasionando dificuldades comerciais para a empresa, e consequentemente perda de lucratividade.

O que fez a multinacional? 

Contratou dois engenheiros para resolver o problema. Os dois engenheiros trabalharam por três meses, consumindo oito milhões de reais e chegaram a uma solução "estupenda": um programa de computador, acoplado à esteira de aço com uma balança ultrassensível. Quando passava uma caixinha vazia o sistema acusava a diferença de peso, parava a máquina, travava tudo, um braço hidráulico vinha e tirava a caixa vazia.

Depois de dois, três meses de funcionamento perfeito, foram olhar os relatórios e descobriram que havia dois meses que o sistema estava desligado. Chamaram supervisor, gerente e chefe e ninguém sabia de nada. Chamaram os operários e alguém falou: "a gente desligou isso, porque dava um trabalho danado. Travava o tempo todo".

Então, como é que está funcionando sem defeitos?

"A gente resolveu do nosso jeito: fizemos uma vaquinha, juntamos oitenta reais e compramos um ventilador grande e colocamos na esteira. Quando passa uma caixinha vazia o vento carrega!"”

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/lenda-da-caixinha-de-pasta-dente-vazia-marcos-monteiro/?originalSubdomain=pt, com acesso em 25 de abril, às 7h12

Quais as reflexões que você consegue absorver das estórias acima, respeitando, obviamente, seus contextos e limitações?

Analise-as sem preconceito e críticas, sob à luz de que a simplicidade, a inventividade e a criatividade estão disponíveis para uso em quaisquer circunstâncias e por quaisquer pessoas.

Muitas vezes, por mais estranhas que possam parecer, certas ideias não são tão absurdas assim quando observadas detalhadamente e há, em suas articulações, um sentido funcional que dão sustentação à lógica de sua aplicação.

Texto fornecido por Balaminut Gestão Empresarial 

 

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Consulte Contabilidade de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
1
Ola, obrigado pela visita em nosso site, somos a Consulte Contabil, em que podemos te ajudar?