O que esperar de 2024 | Reflexões para diversas áreas da sua empresa

Prever eventos futuros com precisão, especialmente em relação a tendências macroeconômicas para um ano específico, como 2024 é bem complicado. Quando tudo parecia ir por um caminho, veio mais uma guerra, que ainda não fazemos ideia de como o mundo vai se comportar, nos próximos meses, qunato mais no próximo ano.

 Muitos fatores influenciam a economia global, e esses fatores podem evoluir de maneiras imprevisíveis. No entanto, posso apontar algumas áreas e tendências gerais que podem ser relevantes para 2024.

Recuperação pós-pandemia: Espera-se que a recuperação econômica global continue em 2024, com a retoma das atividades em setores afetados pela pandemia da COVID-19, como turismo, hospitalidade e eventos ao vivo. O ritmo dessa recuperação dependerá do sucesso no controle da pandemia e da implementação de políticas econômicas.

Tecnologia e digitalização: A tendência de digitalização e automação deve continuar a moldar a economia global em 2024. Setores como inteligência artificial, blockchain, 5G e Internet das Coisas provavelmente continuarão a crescer.

Sustentabilidade: A crescente ênfase na sustentabilidade e nas preocupações ambientais pode levar a avanços em energias renováveis, mobilidade sustentável e práticas comerciais mais ecológicas. Os investimentos em tecnologias verdes devem continuar a crescer.

Política fiscal e monetária: Mudanças nas políticas fiscais e monetárias de grandes economias, como os Estados Unidos e a União Europeia, terão um impacto significativo nas tendências econômicas globais em 2024. Isso inclui taxas de juros, regulamentações financeiras e políticas de estímulo econômico.

Globalização e cadeias de suprimentos: As discussões sobre a resiliência das cadeias de suprimentos e a dependência de países ou regiões específicas podem levar a mudanças na forma como as empresas organizam suas operações e fornecem produtos e serviços.

Envelhecimento da população: Em muitas partes do mundo, a população está envelhecendo. Isso pode ter implicações significativas para os sistemas de seguridade social, saúde e a demanda por serviços relacionados à terceira idade.

Desigualdade econômica: A desigualdade de renda e riqueza tem sido uma preocupação crescente, e políticas para abordar essa questão provavelmente continuarão a ser debatidas e implementadas em várias jurisdições.

Política internacional: Tensões geopolíticas e mudanças nas relações entre as principais potências econômicas podem afetar os mercados globais e o comércio internacional.

É importante notar que eventos imprevistos podem ter um impacto significativo nas tendências econômicas, e a situação pode evoluir rapidamente. Portanto, é aconselhável que empresas e investidores estejam atentos a informações atualizadas e consultem especialistas financeiros para tomar decisões informadas em 2024.

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Consulte Contabilidade de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
1
Ola, obrigado pela visita em nosso site, somos a Consulte Contabil, em que podemos te ajudar?