Pessoas | A arte de contratar colaboradores

Quando o empreendedor inicia uma empresa, até por força das circunstâncias, tende a fazer tudo sozinho. No entanto, com o passar do tempo e crescimento dos negócios, o mesmo empreendedor se torna incapaz de gerenciar sozinho todos os negócios, por maiores que sejam seus esforços e dedicação. No caso, ele passa a requerer obrigatoriamente a colaboração de outras pessoas.

É exatamente por este motivo que os colaboradores têm papel de grande importância numa empresa, podendo tanto colaborar para seu sucesso como contribuir para seu fracasso, pois representarão a empresa em relacionamentos com clientes, fornecedores, comunidade e outros públicos.

Neste contexto, uma contratação pode representar tanto ganhos como perdas para a empresa, motivo pelo qual, saber selecionar a pessoa certa para determinado cargo é tarefa de grande importância e que deve ser feita, sempre, de forma cautelosa.

O empreendedor não deve pensar apenas no imediato, assumindo a idéia de estar contratando apenas uma simples mão-de-obra. Ele deve, sim, ter visão estratégica e considerar que está contratando colaboradores, enfim, parceiros que deverão oferecer suas competências para o sucesso da empresa. É por este motivo que, ao efetivar uma contratação, deve-se pensar mais no médio e no longo prazo.

Uma quantidade muito grande de empresas analisa apenas o currículo do candidato, deixando de fazer outros tipos de observação. Situação mais complicada ocorre quando a contratação tende a ser feita de improviso, para resolver questões emergenciais.

Particularmente nestes casos, evite contratar a primeira pessoa que aparecer para a entrevista, mesmo que ela aparente ser o que a empresa necessita naquele momento: aja com prudência, chame-a para uma segunda conversa e, com calma, preste atenção nos gestos, tom de voz, atitudes corporais e contradições apresentadas pelo candidato. A tarefa é conhecer muito mais sobre ele.

Olhando superficialmente apenas para o currículo, a empresa corre o risco de contratar um profissional que, à primeira vista, parece brilhante, mas que no dia-a-dia, tende a apresentar uma prática diferente daquela que a empresa construiu. Por exemplo: se um candidato começa mentindo no currículo, tende a manter a mesma postura dentro da empresa, ao se tornar funcionário.

Para se precaver destes problemas é sempre bom verificar, cuidadosamente, as informações apresentadas pelo candidato, a fim de tornar o processo de recrutamento e seleção muito mais rico, principalmente quando o cargo a ser preenchido for de alto escalão. Uma sugestão é conversar com antigos empregadores do candidato, de modo a conhecer um pouco mais sobre os apontamentos registrados em seu currículo.

Outro ponto de destaque é a relação cuidadosa do perfil do candidato com o cargo que ele vai ocupar. Cometendo erros neste quesito, ao invés de colaborar, o novo funcionário tende mais a atrapalhar, por não possuir as características e habilidades requeridas pelo cargo.

Caso a empresa tenha algum procedimento básico, desenvolvido por conta de sua experiência, deve praticá-la. Por exemplo: algumas empresas costumam solicitar às pessoas com as quais o candidato irá trabalhar para que participem, também, em determinada parte da entrevista. O máximo de informações que for levantado sobre o candidato deve auxiliar no processo de tomada de decisão quanto à sua contratação ou não.

Mesmo nos casos em que a contratação for para atender a demanda de determinado período do ano, como contratos por tempo parcial ou de empregados temporários, bem como para estagiários, o empreendedor não deve abrir mão desses fatores; até porque eles podem vir a ser ótimos candidatos para efetivação.

Ao efetivar a contratação, a empresa deve compreender que tem a seu lado um colaborador para ajudá-la em sua missão e visão de futuro. Deverá, portanto, investir continuamente em sua motivação, oferecendo treinamento e remuneração compatíveis para que ele também cresça com a empresa. 

O empreendedor deve se lembrar que, com a contratação do novo colaborador, a empresa encerra um trabalho e deve, de início, estabelecer as condições para outro, que é promover a integração do novo colaborador à empresa, investindo continuadamente em seu aprendizado e capacitação, dedicando o tempo necessário para tal.

Como complemento, ela deve ser honesta sobre si mesma e quanto ao trabalho a ser desenvolvido, mostrando como deseja que as coisas sejam feitas para que o novo colaborador entenda as razões e implicações de um trabalho bem feito.

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Consulte Contabilidade de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
1
Ola, obrigado pela visita em nosso site, somos a Consulte Contabil, em que podemos te ajudar?