Benchmarkng | Aprendendo com quem sabe fazer melhor!

Para ser competitiva nestes tempos, as empresas precisam se esforçar ao máximo para oferecer cada vez mais benefícios e soluções a seus clientes. Além disto, é necessário trabalhar para superar as ações dos concorrentes, firmar parcerias estratégicas, enfim, adequar-se à mutante dinâmica do mercado.

Sabe-se, no entanto, que isto tudo não é fácil, pois requer uma dose muito grande de trabalho. Assim, muitas vezes a solução que você tanto precisa, e procura para sua empresa, pode estar em outras empresas, que atuam no mesmo setor ou, até, em setores diferentes; elas podem estar localizadas em sua cidade ou fora dela.

Descobrir tais soluções, no entanto, vai exigir primeiro a identificação das empresas e, depois, um acompanhamento contínuo sobre o que elas fazem em termos de estratégias com seus produtos e serviços, bem como sobre seu posicionamento para atuação no mercado. Você pode ter acesso a experiências de diversas empresas, através da leitura de matérias afins em revistas de negócios e jornais, por exemplo.

Desta forma, mesmo que à distância, você terá como função analisar, acompanhar e compreender os casos bem sucedidos para, então, adequar uma ação estratégica das empresas selecionadas em seus negócios. Alguns exemplos:

• se você conhece uma loja que se destaca em sua cidade por conta da qualidade do atendimento oferecido aos clientes e uma outra que sabe lidar muito bem com as reclamações, poderá tê-las como referência e adequar as mesmas técnicas, ou apenas parte delas, no contexto de sua empresa;

• se o processo de faturamento e cobrança da empresa de um de seus amigos funciona muito bem, você pode buscar informações, conhecer um pouco mais de sua experiência e ampliá-la em seus negócios.

Também é possível fazer este acompanhamento tendo como referência seus fornecedores, particularmente se um deles for uma empresa de ponta e com destaque em determinada atividade. Um envolvimento maior com suas experiências, no sentido de aproximação, inclusive com uma possível visita a suas instalações, para melhor compreensão dos fatos, pode render bons frutos.

É sob este contexto que o bechmarking se coloca como uma opção estratégica e de baixíssimo custo para fazer frente neste cenário competitivo. Muitas empresas, de todos os portes e setores, fazem uso desta ferramenta gerencial de marketing. Sua adoção colabora, por exemplo, para que a empresa:

• esteja sempre em sintonia com a dinâmica do mercado;

• aprenda e cresça em aspectos de gestão, acompanhando o trabalho de empresas em pontos nos quais elas mais se destacam;

• compreenda a necessidade de sempre fazer o melhor.

Uma empresa que soube fazer uso do bechmarking foi a Xerox Corp., em 1979. De acordo com Robert Camp (Benchmarking: the search for industry best pratices that lead to superior performance. Milwaukee: American Society for Quality Control, 1989, p. 6-8), ao comparar os custos de fabricação de suas máquinas copiadoras com as das japonesas das concorrentes nos Estados Unidos, a Xerox descobriu que as concorrentes estavam comercializando suas copiadoras a um preço idêntico ao que custava à Xerox produzir suas máquinas. Após analisar os processos de fabricação de seus concorrentes, bem como os componentes do produto e custos, estabeleceu novas metas para alcançar outros padrões. Mais adiante, em 1981, tinha o benchmarking como componente-chave de seus investimentos na qualidade de seus produtos e processos.

Ao optar por trabalhar com o benchmarking, você deve compreender, no entanto, que fazê-lo não se resume apenas a “copiar” o que outra empresa fez. O segredo para seu sucesso está na “adaptação” da experiência da empresa a seu caso. Veja, portanto, que entre “copiar” e “adaptar” há uma diferença muito grande. Enquanto “copiar” se traduz em reproduzir, imitar, o “adaptar”, por sua vez, remete à idéia de adequar, ajustar.

Para obter resultados com o benchmarking, trabalhe pensando assim: O que dessas empresas que selecionei e admiro pelo que fazem melhor eu posso aproveitar para também fazer na minha, com as devidas adaptações?

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Consulte Contabilidade de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
1
Ola, obrigado pela visita em nosso site, somos a Consulte Contabil, em que podemos te ajudar?