Vantagens dos indicadores na sua empresa

Vantagens dos indicadores na sua empresa

Desenvolvê-los é importante para a organização e para o autoconhecimento da equipe

"Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia".

W. E. Deming.

Quando se lê na mídia que o Brasil deve crescer de 4% a 5% no ano, a maioria das pessoas tem uma boa ideia do seu significado: trata-se de um número que demonstra quanto o PIB (Produto Interno Bruto) do país será maior, em relação ao ano anterior. Este número é chamado de “indicador” e tem o poder de traduzir o desempenho geral da economia brasileira.

Com ele, pode-se comparar o desempenho do Brasil com outros países, servindo também de base para avaliação dos governos, do dinamismo da economia e demais aspectos. Os indicadores estão presentes no cotidiano de cada pessoa, e com bastante frequência. Dirigindo um carro, por exemplo, é no indicador velocímetro que se presta atenção para não receber multa por excesso de velocidade.

Outro exemplo de indicador é o termômetro, que usamos para medir do estado febril de uma pessoa. E na sua empresa, quais são os indicadores utilizados para acompanhar seu desempenho? Como sabemos qual a velocidade em que ela está se movendo? Ou se a empresa está com febre? Ela está aumentando ou diminuindo? Assim como tais indicadores são utilizados no dia-a-dia, automaticamente, o mesmo ocorre com relação à empresa.

Pode-se visualizar a empresa e saber da sua situação ou do seu estágio rapidamente ao escolher os indicadores adequados. Porém, como iniciar a prática do uso de indicadores? É como fazer exercícios físicos em uma academia: ganhamos músculos, resistência e agilidade à medida da prática.

Alguns indicadores mais simples já são normalmente utilizados e lembrados pelos empresários, tais como receitas totais, líquidas e despesas, ou mesmo impostos pagos. O desafio é o desenvolvimento de indicadores que revelem rapidamente outras situações pelas quais a empresa passa, sendo de interesse não somente do gestor, mas para o autoconhecimento da equipe.

Quaisquer indicadores mencionados nesse texto se tornarão mais significativos se forem frutos do planejamento estratégico de sua empresa.

Características de um bom indicador

Para que o indicador seja eficiente ele precisa ser representativo da situação que se quer medir, simples de ser entendido, fácil de ser calculado e disponível a tempo (antes que a situação mude).

De maneira geral, podem-se agrupar os diversos tipos de indicadores em:

• Indicadores Estratégicos: informa o "quanto" a organização encontra-se na direção correta de sua visão. Ex.: diversificação de fontes de receita.

• Indicadores Financeiros: informam a situação financeira da empresa. Ex.: lucro líquido mensal.

• Indicadores de Recursos Humanos: demonstra o esforço da empresa em reter seus talentos. Ex.: quantidade de horas de treinamento por colaborador por ano.

• Indicadores de Marketing: permitem saber a posição comparativa da empresa no mercado. Ex.: satisfação dos clientes por produto.

• Indicadores de Produtividade/eficiência: medem a proporção de recursos consumidos nas saídas dos processos. Ex.: produção média por colaborador.

• Indicadores de Qualidade/eficácia: focam as medidas de satisfação dos clientes e as características do produto/serviço. Ex.: quantidade de produtos fora da especificação.

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Consulte Contabilidade de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
1
Ola, obrigado pela visita em nosso site, somos a Consulte Contabil, em que podemos te ajudar?